sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Atividade Física Voltado a Mulher!

Já se foi o tempo em que o papel das mulheres na sociedade era apenas de cuidar dos filhos, do lar, do marido e dele ficar eternamente dependente. A vida mudou e a mulher também se tornando cada vez mais presente no mercado de trabalho assumindo até papéis antes destinadas e consideradas tipicamente masculina. 

Com isso, ficaram mais atarefadas duplicando e por vezes até triplicando suas jornadas de trabalho porque a responsabilidade da organização e administração do lar, na maioria, continuou sendo delas. Apesar disso, boa parte não se descuidou da aparência, dos valores estéticos e a saúde, até porque, em muitas funções laborais essa questão é importante. A mulher encontra e faz o seu tempo, mesmo pouco, para fazer a sua atividade física. Isso é fácil de se comprovar com o número delas ocupando os horários de ginástica nas academias na parte da manhã e noite. Além disso, não é difícil de se mostrar que elas são mais assíduas que os homens.

É consenso entre os profissionais de saúde que o excesso de gordura corporal está intimamente ligado aos fatores de risco de diversas doenças principalmente cardiovasculares além de limitar os movimentos induzindo à fadiga precoce. Tendo a mulher que se locomover, pensar, agir e tomar decisões mais vezes diariamente, o fator saúde passa a ser muito importante para o desempenho das suas modernas funções. Sendo assim, o percentual de gordura é o parâmetro mais vinculado à saúde. Mas quem é o obeso ou está com uns quilinhos a mais? Muitas tabelas e números mágicos existem e também muitos métodos para se determinar o percentual de gordura corporal. Entretanto, o mais prático é o IMC (Índice de Massa Corpórea) cujo resultado é obtido da divisão do peso em quilos pelo quadrado da altura em metros. Vale lembrar que essa equação não se aplica ao atleta porque o peso nominal da balança se deve à massa muscular e não à gordura corporal.

De acordo com o resultado, o IMC enquadra-se em categoria diferenciada determinando os graus de obesidade, a saber: Desnutrição, abaixo de 14,5 - Abaixo do peso, até 20 – Peso normal, 20 a 24,9 – Sobrepeso, 25 a 29,9 – Obeso, de 30,0 a 39,9 – Obesidade Mórbida, de 40 em diante. Academicamente, aceita-se como normal e fora de riscos cardiovasculares um IMC de 20 a 25 e até 27 para os idosos.


Nas atividades diárias da mulher, três valências físicas passaram a ser importante pelo grau de exigência. O condicionamento aeróbio, a força e a flexibilidade. Partindo dessa premissa, é desejável que o treinamento também componha essas três valências.
Definitivamente quem realmente deseja emagrecer não basta apenas fazer dieta ou apenas exercícios. As duas atitudes, além de outras complementares, se necessário, devem ser acompanhadas por profissionais habilitados em suas respectivas áreas. Entretanto, deve-se levar em conta dois fatores fundamentais: Em primeiro lugar escolher a atividade física que proporcione mais prazer. Em segundo, seguir um programa orientado de forma lenta, gradual e progressiva revisto semanalmente com metas bem estabelecidas. Isso, de certa forma exige um treinamento personalizado e foi o que fez a estilista Cláudia Oddoni. Sempre às voltas com umas gordurinhas que a incomodavam bastante, mesmo fazendo ginástica, delas não se livrava. Orientada, resolveu usar todos os recursos viáveis fazendo uma reeducação alimentar e incluir também seções de drenagem linfática que, sozinha não faz milagre como “só” a malhação ou “só” o controle alimentar também não resolvem. Cláudia atingiu a sua meta emagrecendo sete quilos em quatro semanas e a partir da melhora da sua auto-estima tudo na sua vida mudou para melhor inclusive no trabalho.

O programa de Cláudia. Atividade Física personalizada três vezes por semana com uma hora e meia de duração sendo cada seção composta de uma parte aeróbia, uma de musculação e outra de alongamento. Reeducação alimentar com controle de calorias diárias ingeridas. Duas seções de drenagem linfática semanais.



Essa mulher moderna mudou... para melhor, mas precisa estar de bem consigo e com a vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário